O Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas (SP), recebeu nesta terça-feira (25) o segundo maior avião do mundo, o Antonov 124-100.

Trata-se de uma aeronave com 65 metros de comprimento que tocou o solo do local nesta manhã, às 11h33, para realizar um carregamento especial de mercadorias para exportação.

+ Saab inicia produção de peças do avião caça Gripen no Brasil
+ Futuro avião de combate franco-alemão aprova etapa decisiva 

A aeronave partiu de Mumbai, na Índia, e chegou em Brasília (DF) na segunda-feira. Partiu do Distrito Federal nesta manhã para pousar em Campinas. Em Brasília, descarregou 50 toneladas de equipamentos industriais de grandes dimensões. A carga foi direcionada para empresas.

“A rotina também foi alterada no Terminal de Carga com a mobilização de equipamentos e guindastes que vão auxiliar na operação. A aeronave será carregada nesta quarta-feira (26) e deve decolar na quinta-feira (27) rumo a Porto Rico. No ano passado, o Antonov pousou três vezes em Viracopos”, informa o aeroporto, por meio de nota.

O Antonov 124-100 tem 21 metros de altura até a ponta da sua cauda. Ao todo, a aeronave conta com 24 rodas, que permitem pouso em várias superfícies, como asfalto, neve, grama ou terra.

O cargueiro é de fabricação soviética, mas de bandeira ucraniana, e tem capacidade para transportar até 120 toneladas.

Segundo a empresa Volga-Dnepr, que opera 12 aeronaves Antonov-124-100 atualmente, o avião possui duas entradas de carregamento, no nariz e na cauda. Ambas são equipadas com rampas de carregamento expansíveis.

Para o carregamento de cargas não padronizadas, a cabine está equipada com dois guinchos elétricos de 3 toneladas de tração cada e 4 talhas elétricas de capacidade comum de transporte de até 30 toneladas.

A Volga-Dnepr disponibiliza ainda um tour virtual pela aeronave para os interessados, basta clicar aqui.