Depois de uma série de denúncias e protestos contra diversos tipos de assédio na indústria da tecnologia, ativistas do Vale do Silício lançaram uma nova campanha para incentivar a exposição de empresas antiéticas. A Fight for the Future, um grupo de defesa digital sem fins lucrativos, lançou o site SpeakOut.Tech para que os funcionários possam fazer as denúncias de forma segura e sigilosa.

“É realmente impressionante que os trabalhadores da área de tecnologia estejam pressionando de volta os patrões”, disse Jelani Drew, uma das ativista do grupo. “As pessoas estão realmente animadas.”

A campanha foi lançada em um momento de tensão, enquanto ativistas criticam as relações e contratos entre grandes corporações de tecnologia e entidades do governo em ações de ética duvidosa. No ano passado, a Fight for the Future promoveu uma campanha contra a Salesforce, empresa de tecnologia de computação em nuvem que contrato com autoridades dos Estados Unidos responsáveis pela implementação da política anti-imigração dos EUA. A Microsoft e Palantir também enfrentaram protestos em torno dos contratos de imigração.

O Google também foi alvo de ativistas depois da divulgação do pagamento de bônus milionários para ex-executivos acusados de assédios e abusos. A companhia ainda foi criticada por manter acordos com autoridades militares dos Estados Unidos.