Giro

Caminhoneiros buscam apoio de motoristas de aplicativos e outras categorias, diz jornal

Crédito: Agência Brasil/Arquivo

Caminhoneiros prometem paralisação a partir de 1 de novembro (Crédito: Agência Brasil/Arquivo)

A dois dias da anunciada paralisação nacional dos caminhoneiros, as principais lideranças da categoria seguem buscando apoio e adesão. O congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, anunciado nesta sexta-feira (29) pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) não acalmou os ânimos dos caminhoneiros, segundo o painel da Folha de São Paulo.

Os caminhoneiros reivindicam principalmente a mudança na política de Preço de Paridade de Importação (PPI) adotada pela Petrobras para reduzir o preço da gasolina. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o motorista brasileiro acumula alta de 18,26% de inflação nos últimos 12 meses, a maior ao grupo em 21 anos, puxada pelo aumento do preço do etanol (64,45%), gasolina (40,46%) e gás natural (37,11%)



+ Caminhoneiros: CNTA diz que não identificou em sua base movimento de adesão à greve
+ Caminhoneiros mantêm promessa de greve; governo congela ICMS de combustíveis

Em nota emitida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) na noite desta sexta-feira (29), a entidade diz que “tudo indica que a paralisação acontecerá em razão do forte descontentamento dos caminhoneiros”.

“A orientação das entidades é que os caminhoneiros façam a partir de segunda-feira, 1º de novembro, protestos e permaneçam parados nos pontos de paradas nas estradas de suas localidades e que não efetuem nenhum tipo de carregamento”, diz a nota.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Segundo o presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), Plínio Dias, a entidade busca diálogo com as categorias de conteineiros, motoristas de aplicativos e taxistas.

Já José Roberto Stringasci, presidente da Associação Nacional do Transporte do Brasil (ANTB), o congelamento do ICMS é “tapar o sol com a peneira”, disse à Folha.


Entre as demandas reivindicadas no comunicado estão: redução do preço do diesel e revisão da política de preços da Petrobras (Preços de Paridade de Importação, que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional); piso mínimo do frete; retorno da aposentadoria especial com 25 anos de contribuição; aprovação do Marco Regulatório de Transporte Rodoviário de Carga (PLC 75/2018) e criação e melhoria dos Pontos de Parada e Descanso.



Tópicos

abastecimento gasolina Abrava acabou a greve dos caminhoneiros 2021? acabou a greve dos caminhoneiros? apoio a greve auxílio 400 reais caminhoneiros quanto custa bolsonaristas caminhoneiros bolsonaro caminhoneiros caminhoneiros 4 bi caminhoneiros ajuda de 400 reais caminhoneiros alimentos caminhoneiros apoiam Bolsonaro? caminhoneiros boleia caminhoneiros cidades caminhoneiros desabastecimento caminhoneiros emprego caminhoneiros esmola caminhoneiros estrada caminhoneiros falta de produtos caminhoneiros governo caminhoneiros horas dirigindo caminhoneiros ICMS caminhoneiros inflação caminhoneiros legislação caminhoneiros motoristas caminhoneiros Pacheco caminhoneiros paralização novembro 2021 caminhoneiros rotas Caminhoneiros salário caminhoneiros Scania caminhoneiros trabalho caminhoneiros vão perder emprego? caminhoneiros veículos autônomos CAMINHONEIROS/PARALISAÇÃO Chorão CNTRC CNTTL combustível como esta a greve dos caminhoneiros? como ficou a greve dos caminhoneiros? conteineiros de onde vem auxílio diesel 400 reais diesel esta tendo greve dos caminhoneiros? Estado de greve fim da greve dos caminhoneiros hoje fim da greve dos caminhoneiros hoje 2021? Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas gasolina gasolina Minas Gerais greve bolsonaro GREVE CAMINHONEIROS Greve dos caminhoneiros greve dos caminhoneiros 2018 greve dos caminhoneiros 2021 últimas notícias greve dos caminhoneiros 7 de setembro greve dos caminhoneiros 7 de setembro 2021 greve dos caminhoneiros acabou? greve dos caminhoneiros dutra greve dos caminhoneiros hj Greve dos caminhoneiros hoje 2021 ao vivo greve dos caminhoneiros hoje 2021 motivo Greve dos caminhoneiros hoje ao vivo greve dos caminhoneiros vale do paraiba ICMS ministro bolsonaro motorista aplicativo motoristas de caminhão emprego nereu crispim notícias greve dos caminhoneiros o que aconteceu com a greve dos caminhoneiros? o que pedem os caminhoneiros? CNTTl O que querem os caminhoneiros? onde falta gasolina? preço do frete PRF privatização da Petrobras quais associações estão em estado de greve? tabela do frete Tarcísio de Freitas taxista transportadores de combustíveis transportadores de combustíveis greve transportadores de combustíveis paralisação últimas notícias sobre a greve dos caminhoneiros vai ter greve dos caminhoneiros? Wallace Landim Zé Trovão zé trovão Bolsonaro zé trovão prisão