Que praticar exercícios regularmente leva a uma vida mais saudável não é novidade. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que caminhar por apenas 10 minutos por dia pode evitar 111 mil mortes por ano apenas no país.

Publicado na revista científica digital Jama Network, o estudo atesta que a prática de atividades físicas, mesmo que breve e de pouca intensidade, gera resultados positivos na saúde pública e pode evitar problemas de saúde em milhares de pessoas.

+ Rio retoma calendário de vacinação infantil contra a covid-19
+ Mercado aposta em uma alta de 1 ponto na taxa Selic em março

– 10 minutos de caminhada por dia: pode prevenir até 7% das mortes nos EUA: 111 mil vidas por ano;
– 20 minutos de caminhada por dia: pode prevenir até 12% das mortes nos EUA: 209 mil vidas por ano;
– 30 minutos de caminhada por dia: pode prevenir até 17% das mortes nos EUA: 272 mil vidas por ano.

Os resultados foram obtidos a partir da análise dos dados de quase 5 mil participantes entre 40 e 85 anos que participaram da Pesquisa Nacional de Exames de Saúde e Nutrição dos EUA (Nhanes).

A prática regular de exercícios físicos, portanto, é benéfica mesmo com uma simples caminhada de 10 minutos e pode também intensificar a resposta imunológica das vacinas contra a Covid-19. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com a participação de 748 pacientes do Hospital das Clínicas, comprovaram a associação entre atividade física e o aumento da resposta imunológica contra o coronavírus.