A empresa de otimização de custos logísticos Pathfind já tem o caminho traçado para o cenário pós-pandemia: alcançar receita de R$ 120 milhões nos próximos três anos, ser avaliada em pelo menos R$ 1 bilhão e partir para o IPO. Para isso, pretende ajudar o deslocamento de 7% dos 2 milhões de caminhões e 7 milhões de comerciais leves a diminuir custos com viagens. Desde 2019, o crescimento foi de 35% ao ano.

A previsão é de dobrar o tamanho em 2021 e chegar a R$ 30 milhões. “Tenho convicção de que esse processo de digitalização seguirá forte”, disse Antonio Wrobleski, presidente do Conselho da Pathfind e ex-country manager da DHL. “A gente consegue entregar uma frota que gera economia de 15% a 20%.” Ele acredita que 40% do crescimento virá do e-commerce e 60% dos fabricantes de produtos aos varejistas.

Dos 420 clientes, 85 vieram após a pandemia, como Volvo e Carrefour. Isso significa monitorar 150 milhões de km por mês. Uma enorme estrada de oportunidades.

(Nota publicada na edição 1213 da Revista Dinheiro)