Ditado antigo dizia que “se cobrir vira circo, se cercar vira hospício”. Mas a Câmara dos Deputados se superou na esculhambação: o lugar virou casa de detenção. O parlamentar Daniel Silveira (União Brasil-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por ameaçar as instituições e estimular atos antidemocráticos, passou a noite de quarta-feira (30) sem poder sair de seu gabinete na Câmara para não colocar tornozeleira eletrônica, determinação feita por Alexandre de Moraes (STF). Na terça-feira (29), Moraes havia autorizado tanto a Polícia Federal (PF) quanto a Vara de Execuções de Brasília a cumprirem a decisão dentro da Câmara. Até quarta, nada rolou.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Milton Ribeiro pede pra sair

Fabio X

Na segunda-feira (28), Milton Ribeiro pediu para sair do posto de ministro da Educação. Ele resistiu uma semana no cargo depois que vazaram áudios que apontavam uma dupla de pastores (Arilton Moura e Gilmar Santos) transacionando verbas da Educação junto a prefeituras. “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar [Santos]”, disse Ribeiro, na gravação. O ministro pediu para sair via Twitter. Mas deixa várias lacunas em sua despedida.

AGENDA DA GUERRA
Rússia e Ucrânia: passos lentos

Serão passos lentos. Mas aparentemente foram os primeiros para sair da encruzilhada da guerra. Na terça-feira (29), em Istambul (Turquia), comitivas russas e ucranianas discutiram caminhos para começar a encerrar o confronto. Pelo lado russo, houve anúncio de “redução drástica de ataques” — segundo os ucranianos, a promessa não havia sido cumprida até a quarta-feira (30). Analistas acreditam que isso demonstra que Moscou não tem pressa pelo fim do confronto. Os russos esperam da Ucrânia anúncio de neutralidade militar, o que afastaria a possibilidade de aderir à Otan. Na terça-feira, o presidente Volodmir Zelenski disse que as negociações foram “positivas”, mas que os ucranianos “não são ingênuos” e que não viu ainda “nenhuma razão para confiar em certos representantes [de Moscou]”.

JUDICIÁRIO
Se for crime, compensa

Existe uma aberração (ok, existem bem mais de uma) na Constituição brasileira. Mas uma das mais expressivas é a punição máxima a um juiz que transita no crime: a aposentadoria compulsória. Traduzindo, ele continua a receber salários. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o envio em primeira instância da investigação contra o juiz João Amorim Franco, acusado de vender sentenças e enriquecimento ilícito. Segundo delação premiada do perito Charles William – preso num processo que envolvia venda de laudos a empresas de ônibus — o togado Amorim Franco cobrava 10% dos valores recebidos com as perícias. Charles diz que entregava pessoalmente e semanalmente dinheiro em espécie a ele em um envelope pardo. O juiz nega as acusações.

MUNDIAL DO CATAR
Outro 7 x 1 para a Alemanha

Divulgação

Jogadores da seleção alemã de futebol pediram à entidade que comanda o futebol no país que reunisse representantes da Anistia Internacional e da Human Rights Watch para saber das condições de trabalho dos imigrantes recrutados para construir estádios no Catar — segundo relatório da ONU, apenas em 2020, 66 morreram e 37 mil sofreram acidentes, sendo 506 deles graves. O zagueiro Matthias Ginter disse a jornalistas que ele e seus colegas de seleção queriam “obter mais informações para que possamos avaliar tudo corretamente”. A posição dos atletas alemães não é de agora. No ano passado, entraram em campo (foto acima) antes de uma partida contra a Islândia pelas Eliminatórias da Copa com 11 camisetas formando a expressão Human Rights em protesto contra as condições dos trabalhadores no Catar. Três meses depois, o Brasil recebeu a Copa América (prevista para ser jogada na Argentina e na Colômbia) no meio de uma pandemia. O que o capitão brasileiro de então, Casemiro, declarou diante da expectativa de um boicote ao torneio? “Nosso posicionamento todo mundo sabe”. Qual foi? Jogar a Copa América — e perder a final para os argentinos no Maracanã.

SAÚDE
Extra! Extra! Brasileiro descobre que presidente estava errado

Parece piada, mas não é. Sendo o Brasil um dos grandes entusiastas dos tratamentos paralelos para Covid-19, é no mínimo curioso que também tenha saído daqui o estudo que derruba todo o argumento dos conspiradores de plantão. O The New England Journal of Medicine divulgou na terça-feira (29) o resultado de uma pesquisa que analisou 1,3 mil pacientes brasileiros. Metade deles tomou ivermectina a outra metade, placebo. O resultado? Nenhum. O efeito foi o mesmo nos dois casos. David Boulware, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Minessota (EUA) não tinha nem o que acrescentar. “Realmente, não há sinal algum de benefícios”, disse. Pois é.

23% 

Este é o porcentual da população brasileira atendida pelo Auxílio Brasil com pelo menos R$ 400 por mês. Ao todo são 18 milhões de famílias, segundo o DataFolha. Isso representa 18 milhões de brasileiros.

Ranking dos passaportes: Brasil vai mal aqui também

Divulgação

Elaborado pela consultoria tributária e de imigração Nomad Capitalist, o ranking 2022 elenca 199 países de acordo com diferentes pesos para cinco fatores: a) não necessitam de vistos (peso 50%); b) alcance fiscal aos portadores do passaporte (20%); c) como os países são vistos pelo mundo (10%); d) capacidade de obter dupla cidadania (10%); e) liberdades, como a de imprensa e de fiscalização do governo (10%).

Fabio X