A Câmara Baixa do Parlamento russo ratificou, nesta quarta-feira (27), a extensão por um prazo de cinco anos do tratado de desarmamento nuclear New START entre Rússia e Estados Unidos, o qual expira em 5 de fevereiro.

“O acordo entre Moscou e Washington fica prorrogado pela máxima duração possível – cinco anos -, até 5 de fevereiro de 2026”, afirmou a Duma, em um comunicado publicado em sua página institucional on-line, um dia depois do anúncio de um acordo entre Rússia e Estados Unidos nesse sentido.

Dos 450 legisladores, 399 votaram a favor da prorrogação do acordo, e não houve votos contra, nem abstenções. A Câmara Alta da Rússia deve dar sua aprovação ainda hoje.

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou ao Parlamento um projeto de lei para estender o acordo, após seu primeiro telefonema, na terça à noite, com o novo presidente americano, Joe Biden.

O Novo START, assinado em 2010, limita a 1.550 o número de ogivas nucleares por parte de Rússia e Estados Unidos. Ambos controlam os maiores arsenais nucleares do mundo.

O acordo é visto como uma das poucas oportunidades de compromisso entre Moscou e Washington, cujos laços se deterioraram drasticamente nos últimos anos.