A Califórnia pode ser o primeiro estado norte-americano a adotar a semana com quatro dias de trabalho, ao invés dos cinco dias habituais.

A proposta para a redução da semana de trabalho levaria a carga de trabalho passar de 40 horas semanais para 32. O projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa da Califórnia pela deputada estadual Cristina Garcia, do Partido Democrata.

+ Vaga de emprego: Magalu abre processo seletivo em Franca (SP)

A discussão não é nova, mas ganhou força devido a pandemia. Com o trabalho remoto, aumentou a busca por um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A Islândia já realizou testes reduzindo a carga horária de trabalho de 40 para 35 horas em quatro dias de trabalho por semana, onde não houve redução na produtividade dos funcionários.

A proposta da Califórnia, chamada de AB 2932, só prevê a redução para quatro dias de trabalho para as empresas com mais de 500 funcionários e também é rígida em relação as horas extras, para evitar abusos dos empregadores que tentarem burlar a medida. Cada hora extra terá o valor de uma hora e meia de trabalho normal, podendo pagar duas vezes mais para os funcionários que chegarem a 12 horas de trabalho por dia.

O projeto de lei AB 2932 agora está com o Comitê de Trabalho e Emprego da Assembléia da Califórnia para ser discutido e não há uma data prevista para sua votação.