O mundo inteiro está preocupado com a possibilidade de um foguete chinês desgovernado entrar na atmosfera da Terra neste fim de semana. E a previsão inicial era que os destroços do foguete poderiam cair no Brasil.

A boa notícia é que cálculos realizados pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), pela empresa de meteorologia Clima ao Vivo e pela comunidade internacional demonstram que a chance da reentrada ocorrer em céus brasileiros é de 1,48%, segundo a CNN.

+ Foguete chinês fora de controle deve cair na Terra esse fim de semana

Mais um motivo que reduz a preocupação dos brasileiros é que, apesar de pequeno risco de cair no País, isso não representa grande perigo. A estimativa é que entre 60% e 80% do foguete de ser totalmente vaporizado antes de atingir 60 km de altitude.

Além disso, as partes que resistirem devem continuar se deteriorando por quilômetros até que a resistência atmosférica reduza a velocidade dos fragmentos, conforme a CNN, que lembra que os destroços restantes devem se disseminar ao longo da superfície terrestre, diminuindo a velocidade e zerando o risco de explosões.