A Caixa Econômica Federal inicia nesta quarta-feira (27) os últimos dois dias de pagamentos do programa do governo federal de ajuda na pandemia da covid-19, o auxílio emergencial. Mas tanto no Congresso quanto no Ministério da Economia o assunto prorrogação do benefício é um dos mais comentados.

Hoje, o banco público vai liberar o saque das últimas parcelas, creditadas na conta digital dos beneficiários em 2020, para quem faz aniversário em dezembro.

+ Auxílio contribuiu para redução da inadimplência em 2020, diz Boa Vista
+ Se endividamento for menor, pode debater (auxílio) de até 6 meses, afirma Maia

Esses aprovados terão acesso ao dinheiro em espécie ou à transferência da conta digital para outras contas. Até o momento, os valores podiam ser movimentados apenas por meio do aplicativo Caixa Tem. Portanto, é necessário ter saldo na conta para pegar as notas.

Nesta quinta-feira (28), o governo federal vai pagar mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial, que não estavam previstos, para 196 mil pessoas.

O grupo de beneficiários inclui, aproximadamente , 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020.

Outras cinco mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021 também estão no grupo. Eles receberão de uma só todo o montante que têm direito.

Dentro do governo

Apesar das resistências, o Ministério da Economia já discute uma nova rodada do auxílio emergencial. Mas existe uma condição para lançar essa rodada do programa. Será necessária a realização de um acordo com o Congresso para aprovação rápida de medidas de corte de gastos.

O esperado é que apenas após as eleições para o comando da Câmara e do Senado o governo federal tomará uma decisão. Os novos presidentes das Casas serão definidos no dia 1º de fevereiro.

Paulo Guedes, ministro da Economia, deverá abrir um diálogo com o Congresso, após a eleição dos presidentes, para a aprovação das medidas.

No Congresso, foram protocolados nove projetos que têm como o objetivo a criação de leis para prorrogar o benefício durante o ano de 2021. Confira os projetos protocolados aqui.

Saque

Para realizar o saque das notas, o aprovado no programa terá que fazer o login no app, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.

Em seguida, é preciso inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora.

O código deve ser utilizado nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Os saques em dinheiro também podem ser feitos diretamente nesses polos.

Compras pela internet

Para quem ainda não movimentou nenhuma parcela do auxílio pelo Caixa Tem, e apenas realizou saques do benefício, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais com o aplicativo. Isso por meio do cartão de débito virtual e QR Code.

Reprodução/Caixa Econômica Federal

O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.