Economia

Cai o número de trabalhadores afastados por conta da pandemia, diz IBGE

Crédito: Arquivo / IstoÉ Dinheiro

No período de de 6 a 12 de setembro, cerca de 3 milhões de trabalhadores estavam afastados do trabalho, um número menor que na semana anterior (Crédito: Arquivo / IstoÉ Dinheiro)

Desde o começo da pandemia de coronavírus, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem acompanhado a situação dos trabalhadores com a Pnad Covid. A pesquisa da semana de 6 a 12 de setembro mostrou uma diminuição do número de pessoas afastadas afastados do trabalho devido ao distanciamento social.

No período, cerca de 3 milhões de trabalhadores (ou 3,7% da população ocupada) estavam afastados do trabalho. Esse contingente caiu frente à semana anterior, onde 3,4 milhões de pessoas estavam nessa situação, ou 4,2% do total.

+ Desemprego fica em 14,1% na 2ª semana de setembro, diz Pnad Covid do IBGE
+ CNI: expectativa do consumidor continua em baixa, em especial com emprego e renda

Na comparação com a semana de 3 a 9 de maio, primeira da série, o resultado também é menor. Na época, 16,6 milhões de trabalhadores estavam afastados, o que equivale a 19,8% dos ocupados.

A população ocupada e não afastada do trabalho, estimada em 77,2 milhões de pessoas, ficou estável em relação à semana anterior (76,8 milhões) mas aumentou frente à semana de 3 a 9 de maio (63,9 milhões).

Entre essas pessoas, 8,2 milhões (ou 10,7% da população ocupada e não afastada) trabalharam remotamente. Esse contingente ficou estável frente à semana anterior (8,3 milhões ou 10,8%). Já em relação à semana de 3 a 9 de maio houve estabilidade em números absolutos (8,6 milhões) e queda, em percentual (13,4%).

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel