Além de aumentar a energia, o consumo equilibrado de café traz outros benefícios à saúde. A bebida contém antioxidantes e substâncias que podem reduzir inflamações e proteger contra doenças, de acordo com especialistas em nutrição da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Segundo eles, o café está repleto de substâncias contra o Alzheimer e doenças cardíacas.

Veja os benefícios para a saúde de beber café, segundo os especialistas:

1 – Viver mais

Estudos mostram que bebedores de café são menos propensos a morrer de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, diabetes e doença renal.

2 – Corpo processa melhor a glicose

Estudos descobriram que as pessoas que bebem mais café têm menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

Café arábica fecha na máxima de uma semana na ICE, açúcar também sobe

3 – Menor probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca

Beber uma a duas xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca, quando o coração enfraquecido tem dificuldade em bombear sangue suficiente para o corpo.

4 – Menor probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson

A cafeína não está apenas ligada a uma menor chance de desenvolver a doença de Parkinson, mas também pode ajudar as pessoas com a doença a controlarem melhor seus movimentos.

5 – Bom para o fígado

O café comum e o descafeinado têm efeito protetor no fígado. Pesquisa mostra que os bebedores de café são mais propensos a ter níveis de enzimas hepáticas dentro de uma faixa saudável do que as pessoas que não consomem a bebida.

6 – DNA mais forte

O café de torra escura diminui a quebra nas cadeias de DNA, que ocorrem naturalmente, mas podem levar ao câncer ou tumores se não reparadas.

7 – Menor chances de contrair câncer de cólon

Os pesquisadores descobriram que os bebedores de café – descafeinado ou normal – eram 26% menos propensos a desenvolver câncer colorretal.

8 – Diminui o risco de desenvolver Alzheimer

A cafeína em duas xícaras de café pode fornecer proteção significativa contra o desenvolvimento da doença. Pesquisadores descobriram que mulheres com 65 anos ou mais que bebiam de duas a três xícaras de café por dia eram menos propensas a desenvolver demência.

9 – Menor probabilidade de sofrer um derrame

Para as mulheres, beber pelo menos uma xícara de café por dia está associado à redução do risco de derrame.