São Paulo, 12 – A illycaffè, tradicional torrefadora italiana, anunciou os nove países cujos grãos arábica vão participar do Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA) neste ano. A premiação ocorrerá em Nova York no dia 16 de outubro.

Conforme comunicado da illycaffè, os especialistas dos laboratórios de qualidade da empresa analisaram os grãos de café da safra 2018/19 e selecionaram os seguintes países como participantes do EIICA: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Os três representantes brasileiros são os grandes vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, conhecidos em abril, em São Paulo: Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo. A ordem de colocação deles, na premiação nacional, será revelada dentro do EIICA. O prêmio brasileiro, instituído em 1991, se tornou um marco na cafeicultura e lançou as sementes para a illycaffè criar a versão internacional, em 2016.

Um total de 27 produtores (três por país) vão a Nova York para fazer parte de uma cerimônia na ONU, que ocorrerá na manhã do dia 16 de outubro. No entanto, apenas nove finalistas vão para a próxima etapa e competirão pelo Prêmio “Best of the Best” 2019, cujo vencedor será anunciado na mesma noite, durante um jantar de gala no lendário “Jazz at the Lincoln Center”.

O vencedor será escolhido por um júri independente, composto por especialistas internacionais de diferentes áreas (chefs, jornalistas e degustadores profissionais), que provarão e avaliarão os nove grãos finalistas em três preparações diferentes – espresso, filtrado e frio (“cold brew”).

Durante o jantar, também será entregue o Prêmio “Coffee Lovers’ Choice”, honraria determinada pelos votos dos consumidores durante degustações às cegas nas principais lojas illy na Europa, América do Norte e Ásia. Na ocasião, a edição 2019 da campanha #THANKSFORTHECOFFEE também será apresentada. Os finalistas, em ordem alfabética dos países, são:

Brasil: Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo.

Colômbia: Ascafé – Spirit of Peace Ex Combatents, Coocentral e Cooperativa Norte de Nariño.

Costa Rica: Coope Atenas R.L., CoopeSabalito R.L. e Marespi S.A.

Etiópia: ASMA Intl. Business, Legesse Sherefa PVT e Tracon Trading PLC.

Guatemala: Corporation Cafetelera Potosì, Malubea, S.A. e Plantaciones Agropecuarias, S.A.

Honduras: Cadexsa, Empresa Asociativa Aruco e Las Manzanas.

Índia: Buskull Estate, Hoscotte Estate e Tata Coffee Ltd.

Nicarágua: Finca La Independencia, Finca San Jose e Proyecto Lift.

Ruanda: Kayumbu CWS, Liza CWS e Ngamba CWS.