São Paulo, 27/07 – A Emater de Minas Gerais estima que a geada da última semana afetou cerca de 156,3 mil hectares plantados com café no Estado. O levantamento, que abrange municípios do Sul de Minas (77,8%) e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (21%), mostra que 9,5 mil produtores tiveram áreas atingidas. “E aproximadamente a metade desses cafeicultores precisará recorrer a crédito ou seguro rural para fazer frente aos danos constatados”, disse a Emater em nota.

Nesta terça-feira, foram iniciadas também pesquisas sobre os prejuízos em outras culturas, como hortaliças e frutas.

Os produtores rurais de Minas devem se preparar para uma nova onda de baixas temperaturas e formação de geadas a partir desta quarta-feira (28), alerta a Emater, com base no Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). De acordo com o alerta, a onda de frio intenso afetará com mais intensidade as mesorregiões do Sul de Minas, Triângulo Mineiro, centro/sul das regiões Central e Metropolitana, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

A previsão é que 541 municípios mineiros registrem de 10ºC até temperaturas negativas, com formação de geadas moderadas a fortes. Os modelos meteorológicos de previsão de tempo apontam para a ocorrência de temperaturas negativas de forma generalizada no Sul de Minas e Campo das Vertentes nas madrugadas dos dias 30 e 31 julho, o que deverá provocar geada de média a forte intensidade nessas mesorregiões.

“Geada também deverá ser observada em áreas do Triângulo Mineiro, sul da região Noroeste e Central, entre os dias 29 e 31 de julho. O dia 29 encontra-se como o mais seco dentro do período proposto deste aviso, aumentando a amplitude térmica e fazendo com que a madrugada posterior (30/07) seja a mais fria, com mínimas devendo marcar abaixo dos 7ºC na mesorregião Metropolitana, inclusive na capital Belo Horizonte e Região Metropolitana”, informa o alerta meteorológico do Simge.