Dinheiro em Ação

Cade aprova compra do Big pelo Carrefour com poucas restrições

Crédito: Divulgação

Na quarta-feira (25) o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade a compra de lojas do Grupo Big pelo Carrefour. A aprovação saiu com algumas restrições, mas menos severas que as esperadas pela empresa. Os conselheiros seguiram o parecer do relator, que não identificou problemas concorrenciais nos mercados de atacado e nos postos de revenda de combustíveis. Entretanto, a transação pode criar um poder exagerado no segmento de atacarejo (ou cash and carry). O Carrefour é líder nesse mercado, operado sob a bandeira Atacadão, e o Big ocupa a terceira posição. O maior concorrente é a rede Assaí, dos mesmos controladores do Grupo Pão de Açúcar. Por isso, a aprovação do negócio pelo Cade exigirá a venda de 14 unidades, sendo 11 atacarejos e três supermercados, que representam 3,6% da rede e 6% do faturamento do grupo Big. As unidades ficam em nove cidades das regiões Sul e Nordeste.

MERCADO DE CAPITAIS
Incerteza reduz lançamentos de ações

O Brasil não registrou nenhuma oferta pública inicial de ações, ou IPO na sigla em inglês, no primeiro trimestre deste ano. O aumento da inflação global, o recrudescimento da Covid-19 na China e as incertezas geopolíticas provocadas pela guerra na Ucrânia provocaram um forte impacto nas bolsas de todos os mercados em 2022, conforme estudo EY Global IPO Trends. O levantamento feito pela consultoria mostra que, após o mundo ter atingido níveis recordes em operações de IPO em 2021, este ano até começou bem em janeiro, mas a partir de fevereiro as estatísticas mudaram. No primeiro trimestre, foram realizados globalmente 321 negócios, equivalentes a US$ 54,4 bilhões, queda de 37% em transações e 51% em volume comparado ao ano anterior.

TC VAI ATUAR EM RELAÇÕES COM INVESTIDORES

A plataforma de negociação de ações TC quer ampliar sua área de prestação de serviços para os departamentos de relações com investidores das companhias abertas. A TC adquiriu a plataforma RIWeb em 2019 e agora, após mudar o nome para Prisma, pretende aumentar a atuação. “Há muitas empresas de capital fechado que não sabem como obter recursos no mercado de capitais e esse é o nosso alvo”, disse o diretor de operações da empresa, Matheus Oliveira. “Temos 100 clientes e pretendemos dobrar esse número até meados de 2023.”

INFRAESTRUTURA
Ecorodovias leva
estradas no RJ e MG

A Ecorodovias foi a vencedora do leilão de concessão do sistema rodoviário Rio de Janeiro-Governador Valadares (MG), sendo a única participante a apresentar proposta na sexta-feira (20). O valor do desconto sobre a tarifa de pedágio foi de 3,11%. Realizado pelo Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na sede da B3, a concessão engloba 726,9 quilômetros de rodovias, entre elas a BR-116, BR-465 e BR-493, que ligam os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Conforme o edital, estão previstos R$ 11,3 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de concessão, incluindo mais de 303 quilômetros de duplicação, faixas adicionais, pontos de ônibus e ciclovias.

DESTAQUE NO PREGÃO
Efeitos colaterais da crise no setor de saúde

Divulgação

O primeiro trimestre de 2022 ficou marcado pelas dificuldades para as empresas do setor de saúde na bolsa. As 14 companhias do segmento, sejam hospitais, laboratórios ou operadoras de convênio, tiveram quedas de rentabilidade na comparação anual. Os números foram impactados principalmente pela deterioração do cenário macroeconômico, pela variante Ômicron e pela escalada da taxa de juros durante o ano de 2021. As companhias mais afetadas foram a operadora Hapvida, que se uniu com a NotreDame, e a administradora Qualicorp. Ambas perderam clientes no ano. A Hapvida teve 431 mil contratos suspensos, além de outros 157 mil cancelamentos. Nem as adições de 524 mil vendas foram suficientes para cobrir as perdas. Como resultado, as ações da Qualicorp e da Hapvida caíram 13% e 17% no dia após o resultado. A expectativa é que o reajuste dos planos e alta dos procedimentos eletivos possam ajudar.