O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação pela qual o Banco Santander vai adquirir 50% das ações da SAM Investment Holdings Limited, que pertencem atualmente à Sherbrooke, detida pelas empresas Warburg Pincus e General Atlantic. No fechamento do negócio, Santander se tornará, indiretamente, o detentor de 100% do capital social da SAM.

A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU). No parecer, o Cade explica que o negócio consiste em uma operação global entre as companhias, que também será notificada, antes de seu fechamento, à Comissão Europeia e a autoridade concorrencial nacional do México.

Após seu fechamento, o negócio ainda será notificado a autoridade concorrencial da Argentina.

A SAM Investment Holdings Limited atua em negócios de gestão de recursos de terceiros, especialmente fundos de investimento na Europa (Espanha, Reino Unido, Portugal, Alemanha e Luxemburgo) e nas Américas (Argentina, Brasil, Chile, México e Porto Rico). No Brasil, a SAM oferece produtos de investimento, além de possuir fundos de investimento sob sua administração por meio de fundos mútuos e previdência privada.