Uma imensa cabeça inflável que representa Donald Trump foi instalada nesta sexta-feira (5) com água até a altura do nariz em um rio francês para denunciar sua política de negação da mudança climática.

“A ideia era amordaçar Trump, que tinha se calado, mas continua falando, muito seguro de si”, explicou o artista Jacques Rival, após colocar sua estrutura gigante no rio Moselle, na altura da cidade de Metz (nordeste), onde permanecerá até 7 de setembro.

Intitulada “Everything is fine” (“Está tudo bem”, em português), a obra mostra um Trump “em perdição, mas que continua querendo ir sozinho contra todos, agir contra o interesse comum”, disse Rival.

A cabeça em PVC mede 4,60 metros de altura e 6 metros de largura. Sua mão direita emerge da água, fazendo o sinal de “OK”.

A gravação do discurso que Trump pronunciou em 2017 para anunciar a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris contra a crise climática é divulgada de maneira truncada, como se o presidente falasse debaixo d’água, enquanto bolhas saem de sua boca.

Um botão instalado na margem estimula os curiosos a fazê-lo calar a boca, ou a reativar seu fluxo de palavras incompreensíveis.

A iniciativa de Rival, de 47, especializado em obras monumentais e satíricas, faz parte de um festival de artes digitais chamado Constellations. No ano passado, o evento atraiu quase um milhão de pessoas a Metz.

“Trata-se de sensibilizar o público sobre a importância de se comprometer” com temas como o meio ambiente, disse Hacène Lekadir, vice-diretora no Departamento de Cultura da prefeitura de Metz.

“Também é uma mensagem que se envia, humildemente, para o presidente Trump, para lhe dizer até que ponto suas posições antiecológicas são perigosas para o mundo inteiro”, completou.