Nos próximos 10 anos, a tecnologia estará tão presente nos serviços de alimentação que a imagem de um restaurante tradicional vai ser coisa de parque temático. É o que se depreende da leitura do relatório Restaurant Industry 2030, da Associação Nacional dos Restaurantes americana. Na verdade isso já está acontecendo, dado o crescimento dos restaurantes virtuais, apenas com entregas. “O mercado externo – comida ‘para viagem’, entrega, drive-thru e unidades móveis (food trucks e primos diversos) – é onde a maior parte do crescimento da indústria ocorrerá nos próximos 10 anos”, diz o estudo. Na introdução, o paper da associação é direto: “Os restaurantes se tornaram uma indústria do aqui e agora”. Alguns restaurantes se transformarão em um modelo híbrido, oferecendo serviço de balcão e externos. Outros vão existir só na nuvem, on-line e no app. “O mundo digital e a evolução das preferências do consumidor estão resultando em uma variedade de modelos de restaurantes, destinados a oferecer aos clientes o que eles querem, quando e onde querem”, completa o relatório.

(Nota publicada na Edição 1147 da Revista Dinheiro)