Em um projeto para se consolidar no mercado de mídias digitais, o BuzzFeed está próximo de abrir capital através de uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC, na sigla em inglês). Segundo o Wall Street Journal, a companhia pretende comprar o Complex, grande veículo jornalístico dos Estados Unidos.

O movimento de expansão iniciou-se no último mês de novembro, quando comprou o HuffPost, site de informação criado pela jornalista Arianna Huffington em parceria com Jonah Peretti, atual CEO do BuzzFeed, em 2005. Também faz parte dos planos o investimento em outras áreas digitais, sobretudo a de comércio eletrônico (e-commerce).

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Segundo o Adweek, o BuzzFeed aumentou em 67% sua receita com vendas digitais em 2020. O objetivo é implementar um serviço de “shopping digital” que ofertaria produtos de vendedores parceiros.

“Trabalhamos duro e devemos ter orgulho do que conquistamos. Nós trouxemos os elementos chave a uma empresa de mídia moderna: disciplina financeira e lucro, marcas icônicas, audiência massivamente engajada, plataforma de tecnologia de ponta e diversidade. Mas isso tudo é apenas a fundação de nosso próximo estágio de crescimento. Em breve teremos capital aberto e mais recursos para investir em crescimento”, escreveu Peretti.

O que é SPAC?

O Special Purpose Acquisition Company é uma empresa que levanta dinheiro através de uma oferta pública inicial (IPO, em inglês) para adquirir um negócio e então torná-lo uma companhia de capital aberto. Chamados de IPOs do “cheque em branco”, esse tipo de operação existe há quase 20 anos nos Estados Unidos, tornando-se cada vez mais popular para captar recursos na bolsa para investir em empresas de risco.

A diferença ao IPO tradicional é que os investidores apostam na capacidade dos gestores contratados para levantar recursos e que o levantamento de capital é feito antes da empresa ser definida na bolsa. Esta credibilidade da empresa contratada é responsável para que o investidor faça o chamado “cheque em branco”.