No fim da manhã desta segunda-feira (28), o Estado de São Paulo recebeu o quinto lote de doses da Coronavac, imunizante contra a covid-19 desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As 500 mil doses prontas chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Até o final de dezembro, o Butantan terá 10,6 milhões de doses. Mais uma carga, com 1,5 milhão de doses, deve chegar nesta quarta-feira (30). No último dia (24), o instituto recebeu a maior carga, de 5,5 milhões de doses.

+ Estado de SP fica na Fase Amarela até a próxima quinta-feira
+ Mesmo depois da vacina, o uso de máscara será necessário por 2 anos, diz pesquisadora da Fiocruz

Destas, 2,1 milhões na forma pronta para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que serão envasadas na fábrica do Butantan. Na quarta-feira (23), o Butantan anunciou que a CoronaVac é eficaz, mas adiou novamente a divulgação dos resultados da terceira fase de testes, com o percentual de eficácia.

No total, o governo estadual afirma ter comprado 46 milhões de doses. Desse total, seis milhões foram importadas prontas da China, enquanto as demais 40 milhões serão preparadas em São Paulo.