O Instituto Butantan já tem 7 milhões de doses da vacina Butanvac estocadas aguardando a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A informação foi dada pelo governador João Doria em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (7).

“Evidentemente, vamos aguardar autorização da Anvisa, mas já temos 7 milhões de doses prontas, estocadas, armazenadas e refrigeradas no Instituto Butantan”, disse Doria.

+ Anvisa diz que aguarda documentos complementares para deliberar sobre Butanvac

O imunizantes ainda não foi testado em seres humanos, mas está sendo produzido desde o fim de abril. A meta é entregar 18 milhões de doses até 31 de julho e 40 milhões até 30 de setembro.

A Butanvac foi desenvolvida em conjunto com o Instituto Monte Sinai, de Nova York, e ainda depende de ensaios clínicos em seres humanos. Significa dizer que ainda não há dados sobre a eficácia e a segurança da vacina.

Neste domingo (6),  a Anvisa informou que o processo de pedido de anuência dos estudos clínicos da vacina Butanvac contra a covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan, está em fase de “exigência”. Isso significa que a agência reguladora aguarda ainda o envio complementar de documentação necessária para que a análise científica seja concluída.

“O Instituto Butantan se comprometeu a entregar as informações faltantes até segunda-feira, dia 07/06/2021. Os dados referem-se à análise de qualidade da vacina”, diz a Anvisa em nota divulgada neste domingo.