Butantan estuda aplicação de terceira dose da Coronavac

A Coronavac é a principal vacina em distribuição no Brasil neste momento (Crédito: Governo de SP/Divulgação)
O Insitituto Butantan estuda a possibilidade de aplicar uma terceira dose da Coronavac nos brasileiros. A medida, dizem as autoridades, pode aumentar a eficácia do imunizante e ampliar a geração de anticorpos nas pessoas.
Segundo o diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, alguns estudos estão em andamento e podem traçar uma nova estratégia de imunização nos próximos meses.
+ ECMO auxilia pacientes graves com covid-19
+ Regeneron e Roche anunciam novos testes promissores de coquetel anticovid
+ China considera misturar vacinas contra Covid para aumentar eficácia
“Existem grandes preocupações sobre como melhorar a duração da resposta imune, e uma das alternativas que tem sido considerada é uma dose de reforço, seja com a própria Coronavac, seja com outros imunizantes”, disse Palacios em entrevista à CNN neste domingo (11).
Uma das possibilidades estudadas é complementar a coronavac com alguma outra vacina. O Instituto trabalha internamente no desenvolvimento de um imunizante contra a covid-19, a chamada ButanVac, que ainda está em fase de desenvolvimento e aguarda aprovação da Anvisa para ser testada em humanos.
Palacios comentou que a combinação das vacinas pode melhorar a duração da resposta imune e servir como um reforço adicional.
Além disso, a indicação do Instituto agora é de aumentar o período de aplicação de 14 dias para 28 dias entre a primeira e a segunda dose. Isso, explicou o diretor do Butantan, pode ampliar a eficácia da vacina.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
butantan dose de reforço butantan terceira dose coronavac coronavac efeitos adversos coronavac eficácia coronavac mais uma dose coronavac três doses covid qual a porcentagem de brasileiros infectados? covid quando não devo me vacinar? covid quando não posso me vacinar? fiocruz infectados fiocruz recomendação fui infectado posso me facinar? fui infectado quanto tempo devo esperar para me vacinar? Hemerson Luz imunização primeira dose infectados vacina Instituto Butantan janela de imunização Oxford AstraZeneca eficácia Oxford/AstraZeneca efeitos adversos quando a vacina não é indicada Quando vou ser vacinado? quantas pessoas foram infectadas no Brasil? Ricardo Palácios saúde vacina infecção terceira dose coronavac vacina vacina efeitos adversos vacina infectados vacina quanto tempo leva para fazer efeito?