O contrato futuro de ouro encerrou a sessão desta segunda-feira, 25, em alta à medida que os investidores buscaram por ativos mais seguros, como o metal precioso, diante de temores com o quadro de enfraquecimento da economia mundial.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em abril avançou 0,78%, para US$ 1.322,60 por onça-troy.

A forte queda dos mercados acionários americanos e europeus na sexta-feira e asiáticos nesta segunda-feira, 25, alimentou um novo fluxo em direção a ativos considerados mais seguros. O principal motivo para a fuga do risco esteve na enxurrada de indicadores industriais fracos ao redor do mundo. Além disso, na sexta-feira, o spread entre os rendimentos dos títulos de curtíssimo prazo (três meses) e de longo prazo (dez anos) se tornou negativo pela primeira vez desde 2007, alimentando temores de uma recessão nos Estados Unidos.

Na avaliação do economista Carsten Menke, do Julius Baer, as preocupações com a economia mundial devem continuar a impulsionar o apetite pelo ouro nos próximos meses. “Aumentar a demanda por investimentos contra o enfraquecimento da economia global é uma das principais razões pelas quais continuamos sendo construtivos em relação ao ouro no longo prazo”, disse o analista. Fonte: Dow Jones Newswires.