SÃO PAULO (Reuters) – A busca dos bancos digitais por rentabilidade melhorou as condições concorrenciais no mercado bancário brasileiro, disseram executivos do Itaú Unibanco durante apresentação anual a investidores.

“É um cenário concorrencial mais razoável”, disse o presidente-executivo do maior conglomerado financeiro da América Latina, Milton Maluhy Filho, durante o Itaú Day 2022.

“É muito fácil crescer oferecendo preços baixos, até subsidiados”, disse no encontro o copresidente do conselho de administração do Itaú Unibanco Roberto Setubal. “Os novos concorrentes estão sendo cobrados pelo mercado a apresentar resultados, o que tornará a concorrência mais igual.”

Bancos digitais no país, incluindo Nubank e Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, entre outros, têm divulgado melhora nos níveis de lucratividade nos últimos trimestres, num momento em que taxas de juros maiores têm levado investidores a cobrarem de negócios de alto crescimento baseados em tecnologia que mostrem que podem ser rentáveis.

Na apresentação, executivos do Itaú Unibanco afirmaram que o banco avalia lançar produtos financeiros no metaverso, como tokens e certificados de operações bancárias digitalizados. “Não é modismo”, disse Maluhy Filho.

O executivo também disse que o Itaú Unibanco deve manter os níveis recentes de distribuição dos lucros aos investidores, uma vez que planeja novas aquisições no Brasil para fortalecer negócios digitais.

No entanto, ele descartou por ora expandir operações não orgânicas no exterior, criticando o que chamou de assimetrias tributárias e de exigências de capital no Brasil.

(Por Aluísio Alves)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI801YV-BASEIMAGE