Negócios

Burger King começa a testar hambúrguer de carne feita em laboratório

A gigante do fast food começará a oferecer um whooper feito de carne 100% vegana feita pela startup Impossible Foods

Burger King começa a testar hambúrguer de carne feita em laboratório

A Impossible Foods é uma startup conhecida por ter feito o (quase) impossível: criar um hambúrguer 100% vegano com aparência e sabor idênticos ao hambúrguer de carne bovina. O produto é comercializado nos Estados Unidos e algumas hamburguerias já oferecem a opção em seu cardápio. Porém, a empresa agora parece ter dado um passo gigantesco em direção a popularização de seu produto, ao anunciar parceria com a gigante do fast food Burger King.

O anúncio veio em um vídeo no canal oficial da empresa, que mostrou um teste cego feito em uma unidade do BK em St Louis, no estado americano do Missouri. Intitulado Impossible Whooper, o hambúrguer vem com o recheio clássico do carro chefe da casa com a mudança da proteína.

Essa não será a primeira vez que a Impossible Foods anuncia parceria com uma cadeia de fast food. No final do ano passado, a rede White Castle começou a oferece a “carne” feita em laboratório em suas 380 unidades, nada perto das 7.200 unidades do Burger King somente nos Estados Unidos. É um passo gigante para a startup que começou em 2011, e que recebeu aportes de nomes como Bill Gates e Google.

Segundo a empresa, o grande responsável pelo sabor de carne é o uso do hemo, uma proteína rica em ferro. Para conseguir produzir este grupo proteico em larga escala, a empresa desenvolveu um método de cultivá-las através das raízes da soja,  que depois de colhida, é misturada com outros ingredientes veganos para atingir a textura ideal. O produto vendido no Burger King terá os mesmos níveis de proteínas do que o Whooper normal, só que com 15% menos gordura e 90% menos colesterol.