Negócios

Burger King apaga propaganda após acusação de preconceito cultural; veja

Peça feita para divulgar o novo Vietnamese Sweet Chilli Tendercrisp Burger mostra pessoas com traços ocidentais tentando comer o sanduíche usando hashis

Burger King apaga propaganda após acusação de preconceito cultural; veja

O Burger King excluiu um vídeo promocional na Nova Zelândia depois de sofrer uma série de acusações de preconceito cultural. A peça polêmica feita para divulgar o novo Vietnamese Sweet Chilli Tendercrisp Burger mostra pessoas com traços ocidentais tentando comer o sanduíche usando hashis, os tradicionais “pauzinhos” usados na culinária oriental.

Segundo os críticos, o vídeo é uma ofensa aos costumes asiáticos e foi rotulado como “culturalmente insensível”. Além das críticas aos hashis, muitos afirmaram que o molho agridoce do novo sanduíche é muito mais popular na Tailândia do que no Vietnã.

O anuncio teve forte repercussão no Sina Weibo, uma espécie de Twitter genérico permitido na China, onde a hasgtag “Burger King apology” (peça desculpas, Burger King, em tradução livre), foi compartilhada mais de 50 milhões de vezes.

Em nota, a rede norte-americana afirmou que pediu para que o responsável pela franquia na Nova Zelândia retirasse imediatamente o vídeo do ar. A rede de fast-food ainda se desculpou e disse que a propaganda era “insensível e não reflete os valores de nossa marca em relação à diversidade e à inclusão.”



Em novembro passado, a Dolce & Gabbana também foi alvo de protestos após divulgar uma propaganda considerada racista. Na peça publicitária, uma modelo chinesa tenta comer uma macarronada, um pedaço de pizza e outros pratos da cozinha italiana usando hashis. Segundo os críticos, a publicidade estimula o preconceito e estereótipos negativos.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km