O Burger King excluiu um vídeo promocional na Nova Zelândia depois de sofrer uma série de acusações de preconceito cultural. A peça polêmica feita para divulgar o novo Vietnamese Sweet Chilli Tendercrisp Burger mostra pessoas com traços ocidentais tentando comer o sanduíche usando hashis, os tradicionais “pauzinhos” usados na culinária oriental.

https://twitter.com/mariahmocarey/status/1113705743478190080

Segundo os críticos, o vídeo é uma ofensa aos costumes asiáticos e foi rotulado como “culturalmente insensível”. Além das críticas aos hashis, muitos afirmaram que o molho agridoce do novo sanduíche é muito mais popular na Tailândia do que no Vietnã.

O anuncio teve forte repercussão no Sina Weibo, uma espécie de Twitter genérico permitido na China, onde a hasgtag “Burger King apology” (peça desculpas, Burger King, em tradução livre), foi compartilhada mais de 50 milhões de vezes.

Em nota, a rede norte-americana afirmou que pediu para que o responsável pela franquia na Nova Zelândia retirasse imediatamente o vídeo do ar. A rede de fast-food ainda se desculpou e disse que a propaganda era “insensível e não reflete os valores de nossa marca em relação à diversidade e à inclusão.”

Em novembro passado, a Dolce & Gabbana também foi alvo de protestos após divulgar uma propaganda considerada racista. Na peça publicitária, uma modelo chinesa tenta comer uma macarronada, um pedaço de pizza e outros pratos da cozinha italiana usando hashis. Segundo os críticos, a publicidade estimula o preconceito e estereótipos negativos.