O Buraco negro supermassivo que está no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, está dispara jatos de hidrogênio e outras substâncias, afirma a Agência Espacial Americana (Nasa). 

Ao contrário do que muitos pensam, o gigantesco buraco negro localizado no centro da Via Láctea não está adormecido. 

“O buraco negro da Via Láctea, com uma massa de 4,1 milhões de ‘Sóis’, não é bem um monstro em hibernação, mas apresenta ‘soluços’ periódicos conforme gases e estrelas e nuvens caem dentro dele”, explica a agência americana.  

+ Erupção estelar com 10 vezes mais poder que o Sol é registrada

Considerados como a força mais poderosa do universo, os buracos negros nascem de explosões de supernovas moribundas, estrelas em fase final de vida. A atração gravitacional desses objetos é tão potente que nem a luz consegue escapar. 

É, justamente, a gigantesca força de atração que lança os jatos com substâncias. Como os buracos negros puxam gases, poeira cósmica, planetas e até estrelas, ocasionalmente, ocorre o fenômeno de dispersão de algumas dessas substâncias, uma espécie de sopro. 

“Conforme ele sopra através do gás, esse jato se dispersa em várias correntes. Essas correntes atravessam o disco de gás da Via Láctea”, comentou o astrônomo e co-autor do estudo Alex Wagner, da Universidade Tsukuba, no Japão.

Confira o vídeo da NASA: