O magnata das finanças Warren Buffett vai deixar o conselho de administração da Kraft Heinz. Ele, que é conhecido como um guru do mercado financeiro, ficou por cinco anos na companhia. A Kraft Heinz, atualmente, pertence a Buffett e ao fundo 3G Capital, do bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann.

A informação foi publicada pelo jornal britânico Financial Times. Segundo a publicação, a decisão foi tomada por Buffett, que está com 87 anos, em fevereiro deste ano. Sua empresa, a Berkshire Hathaway possui 27% das ações da Kraft Heinz.

A saída do magnata coincide com o aniversário de um ano da frustrada oferta de compra de US$ 143 bilhões pela Unilever. Mas, segundo o FT, sua decisão está relacionada com o seu desejo de viajar menos.

A 3G Capital e a Berkshire Hathaway compraram a Heinz em fevereiro de 2013, por US$ 28 bilhões. Até então, a operação era a maior já realizada na indústria de alimentos. “É meu tipo de negócio e é meu tipo de parceiro”, afirmou Buffett, à época, à rede americana de televisão CNBC.

Depois, em março de 2015, foi anunciada a fusão entre Kraft Foods e Heinz, criando a quinta maior companhia de alimentos e bebidas do mundo.

Segundo o Financial Times, ao colocar o pé para fora do conselho, Buffett suscita rumores de que a relação com o fundo de Lemann já não é mais a mesma. No entanto, o magnata afirmou que a “renúncia ao conselho não representa nenhuma mudança em sua relação ou a da Berkshire com a 3G”. Ele complementou ao dizer que não pretende mais ocupar nenhuma cadeira em qualquer conselho senão da própria Berkshire.