O BTG Pactual abre nesta segunda-feira (18) as inscrições para nova rodada do BTG Soma. O programa, lançado em agosto de 2020, é voltado para a profissionalização e aceleração de ONGs e OSCs (organizações não governamentais da sociedade civil).

De acordo com o banco, a iniciativa visa oferecer às organizações apoio para que elas se desenvolvam de forma sustentável, com acesso a networking e capacitação para seu crescimento e manutenção de suas ações, por meio de workshops, aulas e mentorias.

+ GFT oferece 5 mil bolsas de estudo com possibilidade de contratação

Para a segunda rodada do projeto, serão escolhidas 10 instituições. Na primeira edição do BTG Soma, seis ONGs parceiras do banco participaram do programa: Ballet de Paraisópolis, PROA, Instituto Tiago Camilo, Instituto DOM, Moinho Cultural e Mano Down. 

Para participar da seleção, os requisitos são: ser uma organização sem fins lucrativos; ter tempo de existência formal de no mínimo três anos; receita anual mínima de R$ 300 mil; disponibilidade da alta liderança para as atividades; ter uma equipe fixa e remunerada e não estar atrelada a outro programa de aceleração.

O banco destaca ainda que é imprescindível que as organizações tenham ligação e contribuam com os pilares de atuação social da área de Responsabilidade Social do BTG Pactual: Empreendedorismo, Educação e Meio Ambiente. A escolha das instituições é feita por meio de um comitê social.

As inscrições para o BTG Soma podem ser feitas até 4 de fevereiro de 2021. As 10 organizações receberão 100 horas de capacitação, além de workshops e mentorias com colaboradores e sócios do BTG Pactual, como o CEO Roberto Sallouti.

“A partir da nossa experiência com a primeira rodada do projeto pudemos entender quais são os maiores desafios e carências dessas instituições. Trata-se de uma contribuição valiosa para a profissionalização do terceiro setor”, diz Martha Leonardis, sócia e head de responsabilidade social e eventos do BTG Pactual.