Antes do anúncio de sua aposentadoria, nesta quarta-feira (30), por causa do diagnóstico de afasia, Bruce Willis já vinha apresentando problemas cognitivos nos sets filmagens. O ator não conseguia memorizar suas falas e chegou a disparar uma arma carregada e depois se perguntou em voz alta o que estava fazendo no set, segundo reportagem do Daily Mail.

Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, distúrbio de linguagem decorrente de uma lesão cerebral que afeta a comunicação.

As especulações sobre o desempenho do ator começaram há dois anos por diretores, produtores e colegas de elenco, informa o portal Metropoles. Willis estaria usando fones de ouvido e dublê com maior frequência nas cenas para contornar os sintomas da afasia.

Afasia: O que é a doença responsável pela aposentadoria de Bruce Willis

O New York Post noticiou que o ator teve vários filmes recentes criticados pela imprensa especializada, chegando a levar nota zero no Rotten Tomatoes, site americano de críticas de TV e Cinema.

Willis tem 67 anos e atingiu a fama em 1980 com a série de comédia “A Gata e o Rato” e depois virou o herói durão de filmes de ação. Em sua carreira de 40 anos, o ator apareceu em cerca de 100 filmes, segundo a agência Reuters. Bruce Willis foi a estrela de grandes obras, como “Duro de Matar”, “Pulp Fiction” e “O Sexto Sentido”.