A companhia aérea britânica British Airways anunciou nesta sexta-feira (17) a retirada do Boeing 747 “Jumbo Jet” de sua frota, devido às consequências da pandemia de coronavírus para o setor aéreo.

“É com grande tristeza que podemos confirmar o fato de que retiraremos toda nossa frota 747, com efeito imediato”, afirmou a empresa em um comunicado.

“É pouco provável que nossa magnífica ‘rainha dos céus’ seja novamente explorada pela British Airways, levando-se em conta a diminuição dos deslocamentos provocada pela pandemia da COVID-19”, acrescenta a nota.

Criado em 1970 pelo fabricante americano Boeing, o “Jumbo Jet” revolucionou o mercado de transporte aéreo e se tornou um avião mítico que pode transportar até 400 passageiros.

Campeão do Jumbo

Com 31 “jumbos” em sua frota, a British Airways foi a empresa que mais usou essa aeronave, segundo o comunicado.

O setor aéreo foi duramente atingido pelas consequências da pandemia da COVID-19, que interrompeu sua atividade, devido às medidas de confinamento.

Agora, as empresas esperam que o tráfego seja retomado lentamente nos próximos meses, mas em níveis mais baixos do que antes da pandemia.

A British Airways, pertencente ao grupo IAG, anunciou entre outras medidas o corte de 12.000 vagas, mais de 25% de seus funcionários.