Os espumantes estão ligados a celebrações e confraternizações, são comuns nas festas de fim de ano quando estamos reunidos com amigos e  familiares. Produzidos nos quatro cantos do mundo, essa bebida pode ser elaborada com diferentes uvas, como a Chardonnay e a Pinot Noir. E também existem os tipos de espumantes, em que se destacam o Prosecco, na Itália, o Cava, na Espanha, e o Champagne, na França.

Uma dica dos especialistas é comprar um espumante de preço mais baixo para “dar o estouro” e deixar o champagne melhor para beber mais tarde. Isso porque o tradicional ato de agitar a garrafa e lançar longe a rolha tende a remover o sabor e a qualidade da bebida. Agitando-se a garrafa, todo o gás carbônico se perde.

+ Ano novo judaico é comemorado hoje, a partir do pôr do Sol

Casa Perini Rosé Brut
Da serra Gaúcha, reforça o prestígio das borbulhas nacionais. Fresco, é feito com uvas chardonnay, gamay e pinot noir.

Ferrari Maximum Brut
Instalada no Trentino, a Ferrari produz alguns dos melhores espumantes italianos pelo método tradicional. O Ferrari Maximum Brut é feito apenas com chardonnay.

Montaudon Grande Rosé
É difícil encontrar essa bebida a preços razoáveis. O Montaudon Grande Rosé, do grupo Alliance Champagne, é elaborado com pinot noir e chardonnay e um exemplo de boa relação qualidade-preço.

Champagne Montaudon Brut.
Elaborado pela Maison Montaudon, tradicional casa de Champagne fundada em 1891, este Brut tem notas de frutas brancas, mel, pão e fermento no aroma, além de um paladar cremoso, com boa acidez, médio corpo e delicada perlage.

Espumante Salton Évidence
Elaborado a partir do Método Tradicional, esse exemplar possui aromas que remetem a pão torrado, frutas cítricas, flores do campo, baunilha e fermento. Seu paladar se mostra seco, elegante, harmônico e cremoso.

Espumante Partridge Stars Brut
Delicado, mas com presença em boca, fresco, frutado e com discreto toque de pão.

Espumante Chevalier Blanc de Noirs Brut
A Chevalier é especialista na produção de espumantes na França. A cada vinificação são avaliadas as uvas tintas para elaborar um espumante equilibrado, com bom frescor e frutado. Neste caso, um Blanc de Noirs 100% com uva Pinot Noir.

Espumante Batasiolo Metodo Classico Extra Brut
Notas de frutas brancas, limão, ervas, acácia, pão torrado e mel marcam o perfil olfativo desse espumante italiano intenso, cítrico, equilibrado e com acidez presente.