Negócios

Brecha em sistema de segurança permite que hackers controlem patinete elétrico

Segundo técnicos da Zimperium, falha no modelo M365 da Xiaomi possibilita o controle de freio e aceleração através de um smartphone

Brecha em sistema de segurança permite que hackers controlem patinete elétrico

Técnicos da empresa de segurança virtual Zimperium conseguiram quebrar o sistema e “hackear” o modelo de patinete elétrico M365, da Xiaomi, uma das fabricantes mais populares do mundo. Através de um aparelho celular e conexão bluetooth, os pesquisadores afirmaram que é possível fazer o veículo acelerar e frear sem o consentimento de quem está guiando. Em um vídeo divulgado pela empresa, um dos analistas aciona o freio de uma patinete elétrica para provar a fragilidade do sistema.

O controle externo pode ser feito de uma distância de até 100 metros, disse a empresa. Segundo reportagem do site The Verge, a falha na segurança permite que um novo sistema seja instalado sobre o original, permitindo o controle total do veículo.

De acordo com a Wired, os veículos tem três softwares diferentes: um para a bateria, um firmware que liga o software ao hardware e um para bluetooth para conexão do aparelho através de um aplicativo de smartphone, que é o meio mais vulnerável para a invasão do sistema.

A Zimperium afirma que relatou a vulnerabilidade para a Xiaomi, que disse já saber do problema, mas que nenhuma medida foi tomada para a sua correção.