No filme, Bonequinha de Luxo, de 1961, a atriz Audrey Hepburn interpreta uma linda e ambiciosa garota de programa, cujo sonho é se casar com um ricaço. No longa, a personagem tem o hábito de tomar seu café da manhã (um croissant e um copo de café) diante das vitrines da Tiffany, admirando as maravilhosas joias da loja, erguida na Quinta Avenida, em Nova York. Daí, o título original do filme: Breakfast at Tiffany’s. O sucesso do longa foi tamanho, que moradores da cidade e turistas iam à loja, interessados em tomar o tal café da manhã na Tiffany. E todos ficavam desapontados ao saber que a refeição só existia na ficção. A procura, no entanto, sempre continuou firme. Resultado: em novembro de 2017, a empresa inaurugou o Blue Box Cafe, instalado no quarto andar da flagship da Tiffany, em Nova York, a mesma loja que aparece no filme.

CHARME LONDRINO: A fachada da Harrods (no alto) combina com a força da marca Tiffany, que virou título de filme estrelado por Audrey Hepburn. (Crédito:Divulgação)

Agora, os fãs do longa e da grife de luxo têm mais um motivo para comemorar. Acaba de ser inaugurado o Blue Box Cafe de Londres, o primeiro de toda a Europa. A filial londrina segue o mesmo padrão da sede americana. Na decoração, o destaque fica para o tom elegantemente azul claro das poltronas, dos papéis de parede e até dos saleiros. O cardápio também é basicamente o mesmo de Nova York, com seus célebres ovos trufados, torradas, saladas, bagels com salmão defumado, chás, cafés e vários tipos de docinhos, bolos e tortas. O croissant, que tanto aparece no clássico filme sendo degustado por Audrey Hepburn, obviamente foi incluído. O café da manhã mais simples – com um croissant ou torrada, uma fruta e uma xícara de café ou chá — custa cerca de US$ 30 dólares (R$ 150).

DELÍCIAS DA CASA: No cardápio do Blue Box Cafe há saladas, sanduíches e bolos. Tudo servido na refinada porcelana Color Block da Tiffany & Co. (Crédito:Divulgação)

O Blue Box Cafe de Londres fica no térreo da Harrods, a maior e mais famosa loja de departamentos da Inglaterra, fundada há quase 200 anos. “Estamos empolgados em apresentar o Tiffany Blue Box Cafe na Europa, numa das lojas de departamento mais icônicas do mundo”, disse Richard Moore, vice-presidente de divisão, Global Store Design and Creative Visual Merchandising, Tiffany & Co. “Assim, estamos oferecendo aos nossos clientes mais uma maneira de mergulhar no mundo da Tiffany ”.

Para dar um toque especial à filial londrina, a Tiffany contratou artistas que acrescentaram detalhes de design exclusivamente criados para a Harrods. Além do tom azulado, que remete á cor das caixinhas nas quais as joias da grife são acondicionadas, há referências à pedra amazonita e painéis com motivos de flora e fauna, todos pintados a mão. Nesse ambiente de sofisticação e leveza, os clientes podem saborear as delícias da casa, cercados pelas magníficas joias da Tiffany, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. Segundo a empresa, a ideia é proporcionar “uma experiência memorável, a partir de uma abordagem refinada e divertida da culinária contemporânea.”

BOLO EM FORMA DE PRESENTE Entre os pratos mais icônicos oferecidos em Nova York e também presentes no cardápio londrino estão a salada Central Park, a Tiffany Bird’s Nest e o Blue Box Celebration Cake, delicioso bolo recheado, servido em formato de caixa de presente. Para tornar a experiência ainda mais completa, todos os pratos são servidos na porcelana Color Block da Tiffany & Co..
A julgar pela beleza e requinte das peças vendidas pela Tiffany, é pouco provável que os comensais voltem para casa desapontados. A mescla de boa comida com ambiente refinado deve ser garantia de satisfação. Só vai ficar faltando a Audrey Hepburn, a verdadeira bonequinha de luxo.