Giro

Brasileiros terão que pedir autorização e pagar taxa para entrar na Europa

Crédito: Pixabay

A medida pretende combater a imigração ilegal (Crédito: Pixabay )



A partir de maio de 2023, a União Europeia exigirá de viajantes brasileiros uma autorização antes do embarque ao continente e o pagamento de uma taxa de 7 euros (R$ 37,80).

A medida pretende combater a imigração ilegal e aumentar a segurança nos países do bloco, impedindo a visita de pessoas ligadas a organizações terroristas ou prática de crimes no cruzamento de fronteiras. As informações são do Uol.

De acordo com a Comissão Europeia, a autorização de viagem não é um visto e deve facilitar a entrada dos turistas de países isentos. A ideia é que a passagem pela imigração seja mais rápida e as filas nos postos de fronteiras diminuam com a checagem antes da viagem.

Inflação quase dobra no Brasil em um ano



A autorização deve ter validade de três anos. Para obtê-la, o cidadão estrangeiro precisa preencher uma inscrição online com dados do passaporte. O documento será exigido para menores de idade e idosos com mais de 70 anos, porém estes turistas são isentos da taxa.

Será importante realizar o procedimento com antecedência, pois o viajante pode receber uma solicitação de mais informações, demorando até quatro semanas para o fim do processo. Se a autorização for negada, o turista pode recorrer às autoridades do país que avaliou a candidatura.

Viajantes que chegarem às fronteiras sem o documento e os que cometerem qualquer infração no país terão a entrada negada ou perderão o direito de permanência e de nova entrada no bloco.