Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, a pergunta “quando a pandemia vai acabar?” se torna cada vez mais presente na rotina das pessoas. Mesmo com a retomada das atividades na maioria dos estados do País, 24% dos brasileiros acreditam que o maior indicador de que a pandemia está no fim é a vacinação completa de 75% da população.

Segundo o estudo “Covid-19: A pandemia um dia acabará?” realizado pelo Instituto Ipsos e divulgado pelo Correio Braziliense, o indicador foi o mais confiável para sinalizar o fim da pandemia para a maioria dos 22.033 adultos (20%). Além dos brasileiros, a vacinação foi apontada por cidadãos de sete países: Peru (37%), Turquia (35%), Suíça (32%), Colômbia (31%), Romênia (31%), Argentina (29%) e Índia (28%).

+ Pandemia reduz em 53% transporte de passageiros em 2020

O segundo indicador com maior credibilidade para os entrevistados é o interrompimento completo da transmissão do novo coronavírus (19%); afirmação mais acreditada pela China (30%) e pela Itália (27%). O Brasil também apresenta alto índice de confiança neste indicador: 24% dos participantes apontaram ele como o sinalizador ideal.

Além disso, “Não sei” e “A pandemia já está no fim” apresentam alto índice de engajamento global. Em países a média de escolha dessa resposta foi mais alta que as outras: França (28%), EUA (23%), Alemanha (22%), Grã-Bretanha (22%) e Canadá (24%).