Giro

Brasileiro Feminino: confrontos por vaga no G-8 encerram 12ª rodada

Três partidas concluem nesta quinta-feira (1) a 12ª rodada da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Às 15h (horário de Brasília), o Flamengo visita o São José tentando entrar no G-8. Já às 19h, a atual campeã Ferroviária mede forças com o Avaí/Kindermann em Araraquara (SP) e o Grêmio recebe o Palmeiras, em duelos de equipes que figuram na zona de classificação às quartas de final.

Invicto durante o mês de setembro, o Rubro-negro está em nono e soma os mesmos 18 pontos do Grêmio, último time no G-8, ficando atrás do time gaúcho pelo número de vitórias (seis a cinco a favor do Tricolor). Se levar a melhor no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), as flamenguistas podem entrar na zona de classificação em caso de tropeços das gremistas ou até da Ferroviária.

As joseenses, com 13 pontos, estão na 13ª posição e precisam ganhar para seguirem com chances de chegar às quartas e se distanciarem da zona de rebaixamento. A Águia do Vale está três pontos à frente do Iranduba, 13º colocado e primeira equipe no Z-4. O time paulista não vence há quatro jogos, com três derrotas (Santos, Minas Brasília e São Paulo) e um empate (Palmeiras) no período.

Grêmio e Palmeiras também duelam em fases distintas As Gurias Gremistas vêm de três derrotas seguidas, ocupando o oitavo lugar com 18 pontos, e ameaçadas de deixarem o G-8. A partida seria no Sesc Campestre, mas, após a queda de energia durante o jogo entre Internacional e Santos na quarta-feira (31), o duelo mudou para o estádio Francisco Noveletto, também em Porto Alegre.

O Verdão é o sexto, com os mesmos 23 pontos do São Paulo, que tem um jogo a mais, mas fica à frente pelo saldo de gols (17 a 14). Em caso de vitória, as alviverdes deixam a vaga à próxima fase encaminhada, podendo ser ratificada já na próxima rodada, conforme os demais confrontos desta quinta. A equipe conta com a artilheira da competição: a centroavante Carla Nunes, com 12 gols.

Em sétimo lugar, com 20 pontos, a Ferroviária se recuperou das três derrotas consecutivas na retomada do Brasileiro, em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), e não perde há quatro partidas. As Guerreiras Grenás, que chegaram a liderar o campeonato nas quatro primeiras rodadas, precisam somar pontos para seguir no G-8 sem depender dos jogos de Grêmio e Flamengo.

O Avaí/Kindermann também está invicto há quatro rodadas, com três vitórias, um empate e 19 gols marcados no período. O time catarinense tem o ataque mais positivo da Série A1, com 34 bolas na rede em 11 jogos (3,09 gols/partida, em média). As Avaianas Caçadoras estão em quarto lugar, com 23 pontos, e podem encaminhar a vaga no mata-mata se vencerem na arena da Fonte Luminosa.

Na partida que encerrou a quarta-feira pelo Brasileiro, o Cruzeiro superou a Ponte Preta por 1 a 0, com gol da meia Duda, recentemente convocada pela técnica Pia Sundhage à seleção feminina. O jogo marcou a estreia do técnico Marcelo Frigério no comando das Cabulosas, que foram a 16 pontos, na 10ª posição, ainda nutrindo chances de classificação. A Macaca, zerada, é a lanterna e, com a derrota, teve decretado o rebaixamento à Série A2 (segunda divisão) em 2021.

Confira a classificação da Série A1 do Brasileiro Feminino.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?