Economia

Brasileiro está há um ano sem reajuste salarial acima da inflação

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Trabalhadores brasileiros estão há um ano sem aumento real, conforme pesquisa Salariômetro, que foi divulgado nesta quarta-feira (21) pela Fipe (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

Os trabalhadores brasileiros estão há um ano sem aumento real (acima da inflação), conforme pesquisa Salariômetro, que foi divulgada nesta quarta-feira (21) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O reajuste mediano do mês ficou 0.6 pontos abaixo do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor). Vale destacar  que a inflação oficial medida no período ficou em 8,9%.



+ Crise na pandemia pode afetar por nove anos salário dos brasileiros

O levantamento mostra ainda que apenas 27,4% das negociações resultaram em ganhos reais para os trabalhadores. O piso salarial mediano em junho ficou em R$ 1.354.

A pesquisa analisou 42 resultados de acordos trabalhistas, que incluem salários e complementos salariais, abonos, benefícios de alimentação, outros benefícios, inovações da pandemia e contribuições sindicais, além do volume e da estrutura das negociações.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O balanço compara o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período do ano passado e tem como base os dados do Mediador do Ministério da Economia.