O turista brasileiro enfrenta uma espera média de um ano para a entrevista que define a emissão do visto para viagem aos Estados Unidos.

Segundo informações do site Uol, o tempo de espera para entrevista no consulado norte-americano no Rio de Janeiro em julho é de 454 dias, ou seja, em torno de um ano e três meses, segundo a AG Immigration Group, escritório de advocacia migratória.

+ Criação de vagas de trabalho nos EUA supera expectativa em junho, desemprego permanece em 3,6%

Já em São Paulo, o tempo de espera é de 365 dias, exatamente um ano. Em Porto Alegre, o prazo para entrevista no consulado é de 406 dias, enquanto que em Brasília, a espera é por 314 dias. Recife é onde existe o menor tempo de espera no Brasil, com 307 dias.

O visto de turismo corresponde a 92% de todas as solicitações de entrada de brasileiros ao governo norte-americano. Somente nos cinco primeiros meses de 2022, cerca de 319 mil vistos B1/B2 foram emitidos.

O problema não é uma exclusividade do turista brasileiro, já que a situação é ainda pior em outros países da América Latina. Na Argentina, a fila para o visto é de 504 dias e no México o prazo chega a 581 dias. Os colombianos estão esperando 738 dias para a entrevista de visto, enquanto os chilenos estão aguardando ainda mais: 853 dias, o equivalente a 2 anos e 4 meses.

A demora se deve aos pedidos acumulados junto as autoridades norte-americanas durante o período da pandemia. E assim que as fronteiras do país foram reabertas, em novembro de 2021, uma enxurrada de novos pedidos de vistos complicou ainda mais os trabalhos da Imigração dos EUA.