Ciência

Brasileiro de grupo de elite na OMS diz que novas pandemias são inevitáveis: ‘É Darwin na veia’

Crédito: Cristina Azevedo/Agência Fiocruz de Notícias

Carlos Morel: "Os vírus são talhados e preparados para se espalhar. É Darwin na veia" (Crédito: Cristina Azevedo/Agência Fiocruz de Notícias)

Ex-presidente da Fiocruz, o médico Carlos Morel é o único brasileiro a integrar um grupo de elite da Organização Mundial de Saúde (OMS). O colegiado tem como objetivo investigar as origens do Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19, e criar diretrizes para identificar e prevenir o surgimento de patógenos capazes de deflagrar novas pandemias.



A OMS já havia criado um grupo de especialistas para determinar a origem do novo coronavírus responsável pela pandemia. Por que outro grupo?

O grande desafio geográfico, científico e político é saber de onde veio o vírus e como ele surgiu. Foi a mão humana? A Mãe Natureza? Foi disseminado propositalmente? Houve um vazamento (de um laboratório)? Não vamos excluir nenhuma hipótese, mas não temos uma agenda predeterminada. No entanto, só vamos avançar com a colaboração da China. Ninguém tem o poder de entrar e vasculhar gavetas, não é por aí. A gente vai precisar trabalhar com os cientistas e com o governo chinês. Eles têm de confiar no grupo.

O senhor participou do Projeto Viroma Global, lançado em 2018, que tinha por objetivo justamente identificar e sequenciar os vírus com potencial de causar uma pandemia. Se tivesse avançado, isso poderia ter evitado ou pelo menos previsto a pandemia?

Difícil dizer, mas talvez a montagem do “atlas” com todos os vírus circulantes estivesse mais avançada.



Mas os morcegos estavam na mira de vocês, não é?

Se estavam! A virologista Shi Zhengli, de Wuhan, participou de seminário na Fiocruz em meados de 2019, deu uma palestra ótima, com vários slides chamando a atenção para animais silvestres como hospedeiros e/ou reservatórios de vários vírus… Era como se estivesse apontando: ‘Olha o perigo aí, gente!’

O que mais o novo grupo pode fazer? Estabelecer diretrizes mundiais para o caso do surgimento de novos patógenos, por exemplo?

A OMS não tem poder de polícia, tudo se constrói com confiança, mas podemos criar diretrizes para os países. Por exemplo: podemos criar uma norma de comunicação imediata à OMS para a identificação de um novo patógeno.

Teremos uma nova pandemia?

Os vírus são talhados e preparados para se espalhar. É Darwin na veia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

Alemanha covid recorde Alemanha novo surto covid Alemanha pandemia merkel dramática Alemanha recorde diário Alemanha surto covid Áustria confinamento não vacinados austria lockdown não vacinados Carlos Morel china casos covid norte china confinamento china confinamento 2021 China controle pandemia china coronavírus 2021 china jogos de inverno 2021 china Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 china nova pandemia china novo foco pandemia china novo surto china pandemia china restrições china surto de covid china volta da covid china volta da pandemia coronavírus coronavírus laboratório china coronavírus mercado de animais china covid europa novembro 2021 covid europa novos focos 2021 covid ressurge europa 2021 covid ressurge na europa Europa centro covid europa surto covid Holanda novo surto Holeanda crise hospitais japão fim estado de emergência japão grandes eventos japão horário restaurantes Japão Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 pandemia Japão medidas de emergência Japão olimpíadas pandemia japão venda de bebidas alcoólicas OMS pandemia balanço europa pandemia como começou pandemia coronavírus descoberta china Pandemia Europa 2021 pandemia hoje 2021 pandemia médico brasileiro OMS pandemia novo surto pandemia OMS Carlos morel pandemia origens pandemia ressurge holanda pandemia ressurge na china pandemia ressurge na europa Pandemia Rússia 2021 por que a pandemia está voltando na china? putin covid rio carnaval Rio de janeiro Pandemia Rio de janeiro Pandemia abertura Rio de janeiro Pandemia carnaval ingressos Rio de janeiro Pandemia eventos culturais Rio de janeiro Pandemia retomada Rio de janeiro Pandemia shoppings Rio distanciamento Rio onde comprar ingressos carnaval 2022 Rio restrições rio retomada russia recordes de casos rússia surto de covid 2021 vacinação Rússia 2021 vacinados rússica 2021