Discursando na Cúpula de Líderes Sobre o Clima nesta quinta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil é potência agroambiental e, por isso, é “vanguarda do enfrentamento ao aquecimento global”. Pressionado pelas potências globais por um posicionamento mais eloquente contra o desastre climático no País, ele antecipou em 10 anos o prazo para o Brasil alcançar a neutralidade climática, zerando a emissão de gases, definida no ano passado para 2060.

“Coincidimos, senhor presidente [Joe Biden], com seu chamado ao estabelecimento de compromissos ambiciosos. Nesse sentido determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em 10 anos a sinalização anterior”, afirmou Bolsonaro durante discurso na cúpula convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

+ Ibovespa sobe em ajuste a NY da véspera e à espera do Brasil na Cúpula do Clima
+ BC concede tempo adicional para instituições adequarem PIX Cobrança

Ponto central das críticas de outros governos pelo mundo, o desmatamento também foi lembrado pelo presidente, que se comprometeu a eliminar a prática até 2030. “Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030 com a plena e pronta aplicação do nosso código florestal. Com isso, reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data”, afirmou.

Apesar de conduzir uma política de combate às queimadas tida como descompromissada e ineficaz, Bolsonaro retomou o posicionamento de discursos em eventos internacionais e disse que o Brasil responde com menos de 3% das emissões de gases do efeito estufa.

“É preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação”, defendeu.

Cúpula de Líderes Sobre o Clima

A Cúpula de Líderes Sobre o Clima é organizada pelos Estados Unidos e conta com chefes de Estado de todo o mundo ao vivo por videoconferência. São mais de 40 líderes mundiais se revezando nos discursos entre hoje e amanhã (23). Acompanhe o evento: