O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro subiu 1,35%, 0,46 ponto percentual (p. p.) acima dos 0,89% de novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esta variação, no ano da pandemia de covid-19, o IPCA acumula alta de 4,52%, 0,21 p. p. a mais do que os 4,31% registrados em 2019.

Essa é a maior taxa acumulada no ano desde dezembro de 2016 (6,29%).

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No resultado mensal, é a maior variação mensal desde fevereiro de 2003 (1,57%) e o maior índice para um mês de dezembro desde 2002 (2,10%).

Em dezembro de 2019, a variação havia sido de 1,15%. O grupo Habitação teve o maior impacto (0,45 p. p.) e variação (2,88%) no mês.

“A priori, as perspectivas quanto à inflação eram de novos aumentos moderados nos preços conforme estava sendo evidenciado pelos indicadores antecedentes como o IGP, PCS e IPC-FIPE. No entanto, após a Aneel anunciar a retomada de bandeiras tarifárias, fez com que as perspectivas de inflação tivessem elevação. Desse modo, a expectativa do mercado era de avanço de aproximadamente 1,35% no mês de dezembro, fazendo o indicador concluir o ano com avanço de 4,52%”, explica Matheus Jaconeli, Economista da Nova Futura Investimentos.

Entre os grupos, Alimentação e Bebidas apresentou a maior variação (14,09%) e o maior impacto (2,73 p. p.) sobre o IPCA acumulado do ano, encerrando 2020 com a maior variação acumulada no ano desde dezembro de 2002 (19,47%).

Veja os resultados:

Dezembro 2020 – 1,35%
Novembro 2020 – 0,89%
Dezembro 2019 – 1,15%
Acumulado do Ano / em 12 meses – 4,52%

Grupos

Segundo o IBGE, todos os grupos pesquisados tiveram alta em dezembro. O destaque ficou para Habitação, com o maior impacto (0,45 p. p.) e a maior variação (2,88%) no índice do mês, acelerando frente a novembro (0,44%).

A segunda maior contribuição (0,36 p. p.) foi d grupo Alimentação e bebidas, com alta de 1,74%.

Em seguida está o grupo de Transportes (0,27 p. p.), cuja variação de 1,36% ficou próxima à do mês anterior (1,33%).

Juntos, os três grupos representaram 80% do impacto total de dezembro. Os demais grupos ficaram entre o 0,39% de Comunicação e o 1,76% de Artigos de residência.