O Brasil registrou 7112 mortes por Covid-19 no mês de julho, maior número desde março. As informações são das secretarias de saúde apuradas pelo consórcio de veículos de imprensa.  

O aumento foi de 50% em relação aos números de junho, quando foram registradas 4739 mortes. Julho foi o segundo mês consecutivo em que o número de óbitos pela doença aumentou, fato que não acontecia desde fevereiro de 2022. 

+Vírus da pólio é encontrado em esgoto de Nova York; autoridades investigam disseminação

Os casos também vêm aumentando mês a mês. Em maio foram 570 mil casos novos, enquanto em junho esse número aumentou para 1,3 milhão e, em julho, para 1,5 milhão. 

O estado com maior número de mortes foi São Paulo, com 2.037; seguido de Minas Gerais, com 753; Paraná, com 727 e o Rio de Janeiro, com 632. 

Casos de SRAG estão com tendência de baixa

De acordo com o último boletim Infogripe, da Fiocruz, a maioria dos estados brasileiros estão com tendência de baixa nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que pode significar tendência de queda nas mortes por covid. 

Apenas nove dos 27 estados apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a Semana Epidemiológica 29, que terminou no último dia 28 de julho. São eles: Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Os demais estados e o Distrito Federal apresentam estabilidade ou queda na tendência de longo prazo até o mesmo período.