Divulgação

Entre os dias 7 e 11 de fevereiro, uma seleção de 12 grifes representativas do design decorativo brasileiro participa pela primeira vez da maior feira global do setor, a Ambiente Fair, em Frankfurt, na Alemanha. A iniciativa resulta de uma parceria entre duas entidades, a Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (Abup) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Juntas, elas criaram o Programa AmbienceBrazil, voltado para a internacionalização de empresas nacionais que atuam nos segmentos de Mesa Posta, Utilidades Domésticas, Decoração e Artesanato Contemporâneo. “A inteligência de mercado da Apex é fundamental para abrir as portas do mercado externo aos fabricantes do setor”, afirmou à DINHEIRO Gilberto Agrello, gerente de relações internacionais da Ambience Brazil, horas antes de embarcar para a Alemanha. Com quase 4,5 mil expositores de 92 países ocupando 27 pavilhões, a Ambiente Fair é o principal evento do mundo para apresentação de tendências e rodadas de negócios para a indústria de produtos associados a design de interiores, móveis e ornamentos, artigos de culinária, presentes, joias e acessórios de moda. As empresas selecionadas pelo Programa AmbienceBrazil, entre as quais Cristallerie Strauss, Holaria, Marco500 e St. James, participam da feira no setor “Home Decor & Table Top”, com estandes em três pavilhões: Table Prestige, Table Top Trade e Interior Design. Em sua primeira participação na Ambiente, o Brasil foi escolhido pelos organizadores para inaugurar a inédita exposição Focus on Design, criada este ano para valorizar e promover internacionalmente o design de um país. Cinco estúdios de design brasileiro exibirão sua produção criativa. “Nosso segmento cresceu de forma significativa no segundo semestre de 2019 e há muito espaço para avançar fora do País”, diz Jamil Rima, presidente da Abup.

(Nota publicada na edição 1157 da Revista Dinheiro)