Maior exportador mundial de carne bovina e de frango, o Brasil é, definitivamente, um mercado cobiçado por todas as grandes companhias do setor agropecuário. O País é líder global em exportação de carne vermelha e de aves, além de figurar na quarta posição no ranking de suínos. Não bastasse isso, o Brasil é o terceiro maior no segmento de animais de estimação, como cães e gatos. Este cenário ajuda a explicar o plano da americana Elanco, segunda maior empresa do ramo de saúde animal (fabricação de medicamentos e vitaminas para misturar à ração) do planeta, com faturamento de US$ 3,1 bilhões, para o varejo nacional. De acordo com o vice-presidente global da companhia, o argentino Ramiro Cabral, a meta é crescer acima 10% no Brasil em 2020. “Esse percentual é praticamente o dobro do previsto para o setor este ano no mercado brasileiro. No mundo, nossa expectativa é de avançar de 1% a 3%”, disse o executivo.

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Fundada em 1954, nos Estados Unidos, como subsidiária da farmacêutica Eli Lilly, a Elanco teve seu capital aberto em 2018. Em março do ano seguinte, tornou-se uma empresa totalmente independente, após sua então proprietária sair do controle ao vender todas as ações que possuía. Em agosto do ano passado, a Elanco comprou a divisão de saúde animal da alemã Bayer por US$ 7,6 bilhões, sendo 70% pagos à vista e o restante em troca de ações. A operação já teve a aprovação das autoridades regulatórias da China e os executivos aguardam a posição dos órgãos de regulação dos Estados Unidos, da Europa e de países como o Brasil, cuja decisão está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “O portfólio de ambas as empresas se complementam. Há pouca sobreposição e estimamos que sejam necessários nesta operação entre US$ 120 milhões e US$ 140 milhões em desinvestimentos, ou seja, aquilo que deveremos desfazer para cumprir exigências legais das agências regulatórias”, afirmou Cabral.

Segundo ele, a expectativa é de que haja crescimento de 70% no consumo de proteína animal, frango, bovinos, suínos e peixes nas próximas duas décadas em todo o mundo. A multinacional, evidentemente, quer aproveitar esse bom momento e sabe que o Brasil será cada vez mais protagonista como fornecedor internacional de carnes. “O agro vai bem no Brasil todos os anos. A situação aqui é favorável para a cadeia do segmento e estamos otimistas com o cenário exportador”, garantiu Cabral. O maior consumo, segundo ele, exige mais cuidados com a saúde de animais que servirão de alimentos para a população, o que faz aumentar os gastos dos produtores com a saúde dos rebanhos. Cerca de 20% da produção animal se perde por conta de doenças. A redução dessa perda passa por novos e mais avançados medicamentos.

O diretor do Instituto Brasileiro de Veterinária (IBVet), Silvio Piotto, afirma que, nos últimos cinco anos, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo passaram a ter renda suficiente para consumir proteína animal, principalmente carne de frango, cujo custo é menor. “Comprar carne é a primeira coisa que uma pessoa faz quando sai da pobreza”, disse. E nessa situação de mercado crescente, o Brasil se tornou um país estratégico para qualquer empresa pertencente a essa cadeia de produção, pois é líder e praticamente o único no mundo em condições de continuar a aumentar a produção comercial. “Dentro desse contexto, há muito espaço para as empresas
crescerem por aqui”.

No que diz respeito aos animais de estimação, a mudança na cultura das pessoas é o fio condutor do avanço. “Nos últimos dez anos, no mundo, a expectativa de vida de cães e gatos aumentou em 20% graças à medicina veterinária”, garante Cabral, lembrando que os tutores de animais consomem cada vez mais porque os bichinhos de estimação hoje são tratados como companheiros, como filhos. “É um fenômeno mundial. Então, é um setor muito importante para nós”, completou o executivo.

Para Piotto, o que chama a atenção no segmento de saúde de animais de estimação é a recomposição do poder de compra da população brasileira. O especialista do IBVet explica que o Brasil ocupa a terceira posição no mercado de animais de companhia. Apesar de estar bem no ranking, o grosso das vendas ainda é voltado para rações prontas e o consumo de outros produtos da linha pet ainda não é tão grande quanto poderá vir a ser. “Acontece que existe a expectativa da melhoria do poder de compra que fará o mercado disparar. E quem se preparar agora estará pronto para atender essa demanda”.

LIDERANÇA No Brasil, a Elanco lidera o fornecimento de medicamentos e suprimentos alimentares como enzimas, probióticos, entre outras substâncias que são adicionadas às rações no segmento de aves. Antes da aquisição da Bayer, estava na oitava posição nos ramos bovino e de animais de companhia e subiu para o quarto lugar em ambos. No ranking geral estava em quinto lugar e agora está em terceiro. A meta é manter a liderança no setor de frangos e tentar aumentar a participação em bovinos e animais de estimação, mas sem preocupação inicial com ranqueamento. “A avicultura representa 50% de nossas vendas domésticas. Bovinos, 40%, e pets, 10%”, disse Carlos Kuada, vice-presidente da Elanco para a América Latina e CEO da operação brasileira. O executivo comentou que com a aquisição da Bayer o mercado pet da empresa no Brasil terá um salto de 300% tão logo o processo de fusão seja concluído. “O objetivo é crescer e agregar valor centrado no cliente.”