Giro

Brasil não recebe primeira rodada de vacinas da Covax

Crédito: Divulgação / Covax

A aliança mundial começou a entrega de doses pela Colômbia, com o imunizante da Pfizer/BioNTech (Crédito: Divulgação / Covax)

O Brasil não recebeu a primeira rodada de vacinas contra a covid-19 da Covax direcionada para o continente americano. A aliança mundial, que visa a distribuição da vacina aos países em desenvolvimento, começou a entrega de doses pela Colômbia, com o imunizante da Pfizer/BioNTech.

Segundo comunicado da Vaccine Alliance (Gavi), o calendário já prevê entregas até maio de 2021. Nos próximos dias, as vacinas devem chegar ao Peru, El Salvador e Bolívia. No total, a vacina da Pfizer será entregue para 18 países das Américas.

Ainda não há data definida para a primeira entrega da Covax no Brasil, mas a aliança garante que as doses chegarão ainda em março. A lista de entregas será constante atualizada pela Gavi para fornecer cronogramas.

+ Pacientes com covid-19 morrem à espera de UTI em SC; centenas estão na fila

“Esses cronogramas dependem de uma variedade de fatores, incluindo requisitos regulatórios nacionais, disponibilidade de suprimento e cumprimento de outros critérios, como implantação nacional validada e planos de vacinação dos participantes do programa”, explica a aliança.

Impasse

Entre as regras para a entrega do imunizante da Pfizer/BioNTech, está a exigência da farmacêutica em que os países assumam as responsabilidades legais em relação ao uso da vacina. O tema tem sido um impasse para o governo federal, que não quer aceitar essa condição.

Ao Brasil, a Covax destinará vacinas da AstraZeneca. No entanto, o volume destinado ao País será menor do que o Ministério da Saúde previa (cerca de 10 milhões de doses). O número real deve ser de apenas 9,1 milhões de doses no primeiro semestre deste ano.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel