Agronegócio

Brasil exporta 3º maior volume de frango em junho e tem receita recorde, diz ABPA

Brasil exporta 3º maior volume de frango em junho e tem receita recorde, diz ABPA

Granja de frangos



SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 432,5 mil toneladas em junho, alta de 8,8% no comparativo anual e o terceiro maior volume da história, informou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), citando impulso de maiores vendas para países do Oriente Médio, que mais do que compensaram uma queda para a China.

Com o desempenho positivo e um cenário de inflação global dos alimentos, a receita obtida com os embarques de junho cresceu 46,3%, para 951,7 milhões de dólares.

As exportações totais do primeiro semestre alcançaram 2,423 milhões de toneladas, volume 8% superior ao registrado nos seis primeiros meses de 2021, mostraram os dados.

Em receita, a alta do semestre é de 36%, com 4,728 bilhões de dólares.




“A inflação global dos alimentos e os efeitos dos custos de produção, assim como as consequências para o comércio internacional dos inúmeros focos de influenza aviária em várias partes do mundo tiveram influência direta no resultado das exportações brasileiras de carne de frango de junho”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Segundo ele, fornecedores externos enfrentam dificuldades para manter os níveis das produções locais. Como contrapartida, demandam volumes junto a países como o Brasil.

As vendas para a China, maior importadora da carne de frango do Brasil, totalizaram 46,5 mil toneladas no mês, queda de 18% no comparativo anual.


Por outro lado, a Arábia Saudita adquiriu 39 mil toneladas (+69%), o Japão, com 37,1 mil toneladas (+3%) e Emirados Árabes Unidos, com 35,6 mil toneladas (+18%), entre os destaques.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI640VX-BASEIMAGE






Tópicos

Updated