Ciência

Brasil é uma das principais preocupações da Cruz Vermelha

Brasil é uma das principais preocupações da Cruz Vermelha

Coveiros usando roupas protetoras carregam o caixão com o corpo de uma vítima de COVID-19 em Breves, sudoeste da Ilha de Marajó, em 30 de maio de 2020 - AFP

O Brasil é uma das principais preocupações da Cruz Vermelha, uma vez que, devido à pandemia, “muita gente está morrendo e nada indica que a curva irá se achatar”, alertou o presidente da Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR), Francesco Roca.

Com mais de 1,3 mil mortos nas últimas 24 horas, 32.500 mortes somadas e mais de meio milhão de infectados, o Brasil “é uma das nossas maiores preocupações” em relação à Covid-19, assinalou Roca à AFP. Nenhuma política em nível nacional foi aplicada no país e as medidas de contenção da pandemia foram menos estritas do que na maioria dos países europeus.

ONU pede “vacina para o povo” enquanto Brasil e México batem recordes de mortos por coronavírus

Roca também considerou que os países ocidentais parecem mais afetados por problemas de saúde mental relacionados à pandemia. Em poucas semanas, muitas pessoas ficaram na pobreza, obrigadas a pedir ajuda para sobreviver. “Isso tem um forte impacto”, assinalou.

Em outra ordem, o presidente da FICR pediu às autoridades americanas e aos líderes dos protestos contra o racismo que façam o possível para que os manifestantes se reúnam sem propagar o vírus. Ele criticou que as imagens das manifestações mostrem pessoas sem máscara ou outros equipamentos de proteção, como luvas, além de muito próximas umas das outras. “É um mau sinal, certamente. E é ainda muito preocupante em um país onde o vírus tem tamanho impacto”, lamentou.

Os Estados Unidos são o país mais afetado em número de mortos pelo novo coronavírus, com mais de 107 mil.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança