Segundo um levantamento feito pela0 consultoria inglesa especializada em marcas Brand Finance, o Brasil ficou em 16° lugar no ranking de países mais valiosos do mundo, avaliado em US$ 764 bilhões. O valor representa queda de 15% em relação ao registrado pelo levantamento em 2019, mas ainda assim garantiu subida de uma posição para o País.

Para definir o valor de marca de uma nação a Brand Finance aplica o mesmo método que utiliza para avaliar as empresas e leva em consideração indicadores como o PIB, investimentos diretos estrangeiros, gastos com turismo, facilidade para realização de negócios, reputação do país e a capacidade de influenciar outras nações usando a cultura e a diplomacia (o chamado “soft power”).

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Os Estados Unidos seguem como a marca nacional mais valiosa do mundo, com US$ 23,7 trilhões (14,5% a menos que 2019), seguido pela China, com US$ 18,8 trilhões (queda de 4%) e Japão, com US$ 4,2 trilhões. Fecham o top 10 a Alemanha, seguida por Reino Unido, França, Índia, Canadá, Itália e Coréia do Sul.

O Brasil é o único país da América Latina no top 30 da lista da Brand Finance e você pode ver mais sobre o ranking clicando aqui.