Um relatório elaborado pela Visa e a consultoria Americas Market Inteligence fez um raio-x do estado de inovação da América Latina, analisando avanços tecnológicos dos principais países da região, e colocou o Brasil como líder nos processos de modernização, destacando sua indústria de pagamentos e grande inserção de smartphones.

Entre as 85 empresas mais inovadoras do mundo segundo o levantamento, 20 estão na América Latina. Deste grupo, 8 são brasileiras. O estudo credita o bom número de empresas nacionais na lista devido ao crescimento de companhias financeiras e comerciais que hoje estão em franca ascensão, caso das varejistas – categorizadas no texto como em “nível mundial” – Magazine Luiza, Ponto Frio e Netshoes. Eles também destacam a rápida adoção por parte destas empresas a novas tecnologias, como machine learning, inteligência artificial e big data, que rapidamente se tornaram parte do DNA dos negócios.

Outro ponto destacado pelo relatório foi a interoperabilidade de cartões e maquinas da pagamento, que causou um boom de empresas do setor, como PagSeguro e Stone, e que colocou em 2017, seis empresas brasileiras na lista das 10 melhores fintechs do planeta. Eles creditam a este motivo e o tamanho do Brasil o fato dele ser porta de entrada na região para gigantes da tecnologia como Netflix, Facebook, Google e Uber.

Em comentário sobre o relatório da Visa, a Business Insider também destacou o potencial de e-commerce e m-commerce (compras via aparelhos mobile) do Brasil. Segundo dados do site, o País é responsável por metade das transações online da América Latina, e consumidores que usam apps para compras gastam 48 vezes acima da média mundial. A projeção para o futuro também é boa: com a perspectiva de um crescimento de 30% no número de smartphones no Brasil, é esperado que transações mobile cresçam 7,2%